terça-feira, 20 de abril de 2010

Refelxões sobre democracia e liberdade

É bem verdade que vivemos em democracia, onde cada cidadão pode expressar-se livremente sem ter a tensão da censura sobre os seus ombros.

Existe pois o direito de manifestar opiniões, ideias e pensamentos, com liberdade.

Porém, liberdade não é fazer-se qualquer coisa e de qualquer maneira. Como se costuma dizer: “à vontade não é à vontadinha!”

A minha liberdade termina onde começa a dos outros, ou por outras palavras, A liberdade é o direito de fazer tudo quanto não prejudique a liberdade dos outros.

Quando existem determinadas situações com as quais não se concorda devemos exprimir esse sentimento. É um direito que nos assiste, no entanto, devemos ser suficientemente responsáveis para responder pelas próprias acções, e pressupõe-se que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.

Os motivos das acções de um indivíduo responsável devem fazer sentido e este deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno, ao resto da comunidade.

Ora quando se causa tamanho desconforto por incriminações ou criticas não construtivas de tal ordem que afectam a verdadeira intenção do blog que promovemos, que é a de dar apoio e incentivar todas as acções formativas no carácter de gente de palmo e meio, que serão os adultos de amanhã, então algo tem que ser feito.

A melhor forma de se resolverem os problemas é enfrentá-los e “ a falar é que a gente se entende”.

Considera-se que a melhor forma de se agir é assumindo-se,  tentando encontrar soluções junto das pessoas com as quais se possa ter alguma questão para resolver.

O blog é criativo não destrutivo.

Nesta altura do campeonato em que todos querem é ganhar, o apoio, o incentivo, a ajuda e cooperação é essencial para se atingir objectivos. De outra forma, criam-se maus ambientes o que só vem destabilizar os interesses do clube e sobretudo dos jogadores.

Fico deveras feliz quando vejo que existem variadas participações e que os seguidores, simpatizantes e visitantes deixam os seus comentários. É sinal que existem interesses comuns.

Fico profundamente triste quando verifico que fazem do blog um sítio de desabafo anónimo e aproveitam para fazer “lavagem de roupa suja”.Transtorna-me saber que quem sofre com isto tudo, no final das contas, são os atletas que se entregam de corpo e alma ao desporto e que sentem a amargura de momentos menos bons serem expostos com acusações que não levam à concretização do objectivo final.

Nem sempre se ganha, nem sempre se perde, o importante é participar, aprender e partilhar de um espírito de grupo que mais tarde poderá ajudar os jovens jogadores na sua vida pessoal.
Não se esqueçam de que é nestas idades que se forma o caracter e a personalidade individual e que para isso são necessários bons exemplos, nunca o contrário.

Não deveria ter que usar nenhum tipo de restrição ou censura já que vivemos em democracia e que existe liberdade de expressão mas se as ofensas continuarem terei que impor o direito de veto que me assiste e omitir todos os comentários que se revelarem impróprios e ofensivos.

Agradeço a todos que ajudam dignamente à construção deste espaço.

2 comentários:

  1. Neste Sábado de manhã quem optou por visionar o jogo entre estas duas equipas, certamente não deu o seu tempo por mal empregue.
    Em campo encontravam-se o primeiro e o quarto classificado da série A2, para mim, e muito sinceramente, encontrava-se a equipa do Crasto contra a melhor equipa deste grupo, a equipa dos Pinguinzinhos.
    Num jogo muito e bem disputado, o resultado parece de acordo com o desenvolvimento do jogo, duas equipas trabalhadoras, com muito querer e sem desistirem do objectivo final, ganhar o jogo.
    Entrou melhor a equipa da casa controlando o jogo e as suas particularidades, talvez aproveitando a maior pressão existente sobre os jogadores forasteiros.
    Com estas incidências não foi de admirar que a equipa da casa conseguisse chegar ao 1 a 0 fruto de uma jogada de bom entendimento entre os jogadores do Crasto. O jogo a partir deste momento ficou mais equilibrado e repartido pelas duas balizas.
    A equipa forasteira foi reagindo e aos poucos foi sendo superior à equipa adversária conseguindo chegar ao empate num lance consentido pela defensiva contrária. Logo de seguida e aproveitando um lance em que um jogador da casa não conseguir aliviar a bola, a mesma ficou ao alcance do jogador contrário que não se fazendo rogado marcou o segundo golo e passaram para a frente do marcador, fazendo a reviravolta no marcador.

    Na segunda metade o jogo foi mais do mesmo, várias oportunidades de golo para ambas as equipas e muita entrega por parte dos jogadores de ambas as equipas. Quase no final do encontro e fruto, mais uma vez, de uma excelente jogada por parte dos jogadores do Crasto, eis que surge o golo do empate que trazia justiça ao resultado no marcador.
    De realçar o grande fair-play que existiu durante este encontro demonstrado por todos os intervenientes neste encontro apesar da grande intensidade do mesmo.
    Apesar de terem empatado o jogo, a equipa dos Pinguinzinhos parece ser a equipa mais forte e com maior capacidade para lutar pelo primeiro lugar neste grupo. Quanto à equipa do Crasto o próximo jogo será contra o segundo classificado, o Vildemoínhos, no qual teremos a mesma disposição e querer em vencer os jogos que nos faltam.

    Força Pinguinzinhos este comentário esta publicado no site do Castro so copiei para aqui para vos dar força e motivação para o resto do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Venho por este meio, solicitar alguém que me saiba dizer, qual o resultado da Fut.7 Jun.E S11 2ªFase serie B, entre Estrelas do Mondego - Footlafões.
    O meu muito obrigado.

    R.L

    ResponderEliminar